fbpx

Bandeira vermelha 2 é acionada para o mês de junho

bandeira tarifária

O que são as bandeiras tarifárias

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) acionou no mês de junho a bandeira tarifária vermelha patamar 2, o nível mais alto de taxação. A bandeira tarifária estava no vermelho patamar 1 no mês de maio, sendo cobrado R$ 4,169 por 100 KWh. Com a bandeira vermelha patamar 2, será cobrado no mês de junho R$6,234 a cada 100 kWh consumidos.

As bandeiras tarifárias foram implementadas em janeiro de 2015 com a finalidade de notificar o consumidor a taxa que será cobrada mensalmente. Para melhor instrução ao consumidor, foram criadas as cores verde, amarela e vermelha (dividida em patamar 1 e patamar 2), que funcionam da seguinte forma:

Quanto mais alto o nível de água nas usinas, melhor será a geração, portanto, na bandeira verde as usinas estão operando normalmente, na amarela as hidroelétricas continuam em operação mas com as usinas termoelétricas ativadas, nessa fase, pela termoelétrica ter sido ativada, a geração de energia começa a encarecer.

A fase de maior preocupação começa na bandeira vermelha 1 em que as usinas termoelétricas continuam ativadas e possuem uma alta demanda, já na vermelha 2 o funcionamento é igual a vermelha 1, porém com condições ainda mais custosas.

Como economizar na conta de energia

Primeiro, é legal sabermos quanto kWh (Quilowatt-hora) eu consumo em um determinado produto. Precisamos fazer uma conta bem simples, digamos que um chuveiro tem 5.500W de potência e você o utiliza por 2 horas, se dividir a quantidade da potência por mil e depois multiplicar pela quantidade de uso, você vai ter o resultado. Então 5.500/1000 = 5,5 e 5,5 x 2 = 11 kWh. Essa é a quantidade de kWh consumida.

Agora para saber COMO ECONOMIZAR NA CONTA DE ENERGIA, vai ai algumas dicas:

  1. Tomar banho em temperatura morna;
  2. Verificar a potência do seu chuveiro e calcular seu consumo;
  3. Não deixar o ambiente aberto quando se está utilizando ar-condicionado;
  4. Regular a temperatura interna da sua geladeira de acordo com o manual de instruções;
  5. Não colocar alimentos quentes dentro da geladeira;
  6. Utilizar iluminação natural ou lâmpadas econômicas;
  7. Instale um SISTEMA SOLAR.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!!

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial