fbpx

Como a energia solar pode aliviar a crise hídrica?

crise hídrica

Desde junho de 2021 o Brasil vem sofrendo com as mudanças nas bandeiras tarifárias aprovadas pela Aneel (Agência nacional de energia elétrica), e que por consequência, aumenta o valor a ser pago na conta de luz.

Mas por que esse aumento?

A energia que consumimos é gerada a partir de usinas hidrelétricas, sendo assim, dependemos da água para termos energia e algumas coisas podem influenciar sua falta como poluição, baixo índice de chuva e consumo excessivo de água.

Com o baixo volume de água nas usinas hidrelétricas, as usinas termelétricas são acionadas juntamente com as reservas de água das usinas hidrelétricas, fazendo com que a conta de luz encareça.

Continue aqui e saiba como a energia solar pode aliviar a crise hidrelétrica.

Boa leitura!!

Como a energia solar influencia na crise?

De acordo com especialistas da Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), a energia fotovoltaica é uma grande concorrente para aliviar a crise hídrica pois a energia gerada por ela não necessita de forças mecânicas ou da água, mas sim do próprio sol.

Agora, como a energia solar ajuda a aliviar a crise nas usinas?

Ao utilizar a energia solar você diminuirá o trabalho das usinas hidrelétricas. Para esclarecer melhor, uma pessoa consome em média 200 litros de água por dia, uma família brasileira é composta em média por 4 pessoas, sendo assim essa família consumirá por dia 800 litros de água, por mês 24.800 litros e por ano 297.600 litros de água.

Ainda pode não parecer muito, mas se pegarmos apenas 5 casas de todo seu bairro, por ano será consumido quase 1 milhão e meio de litros de água. Caso essas residências resolvam instalar energia solar, será em média essa quantidade de água que será amenizada nas usinas.

Assim, as usinas passarão a funcionar com mais alívio, diminuindo a necessidade de água e aumentando o seu volume, por consequência, o valor da conta de luz começará a diminuir.

E fora o investimento ser para toda vida a energia solar não começará a ter resultado depois de meses ou anos, muito ao contrário, a partir do momento que o sistema é instalado na residência ou comércio, você já começará a reduzir os gastos, podendo pagar até 95% a menos na sua conta de luz.

Quer saber quanto custa para instalar energia solar?

Faça a simulação e saiba em instantes quanto você pagará pelo seu sistema e quanto você economizará com ele!!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!!

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial