fbpx

Você sabe como funciona a energia solar? Entenda de uma vez por todas

Por mais que a energia solar tenha crescido muito nos últimos anos, o que mais nos perguntam é como funciona a energia solar. E a forma como ela funciona, te garanto, é o mais fácil de entender.
Sabemos que por se tratar de uma energia diferente e que promete uma economia assustadora de até 95% na conta de energia, pode até parecer enganação, mas te garanto, não é…
Então se você está interessado em investir em energia solar mas está com medo, fique tranquilo que até o final, você saberá tudo sobre energia solar!

Como funciona a energia solar

O funcionamento da energia solar é muito simples:

1- As placas solares captam a luz do sol e geram energia através de uma movimentação das células;
2- Essa energia é levada até o inversor solar
3- O inversor é responsável por converter a energia gerada pelas placas que é a energia de corrente contínua (CC) em uma energia própria para nosso consumo, a energia de corrente alternada (CA);
4- Após passar pelo inversor, a energia já está pronta para nosso uso.

Essa é a base para qualquer sistema de energia solar, porém existem três tipos de sistema, o sistema solar fotovoltaico on-grid, o sistema solar fotovoltaico off-grid e o sistema solar fotovoltaico híbrido.
Para facilitar a explicação, é importante entender que o termo “grid” traduzido para o portugês significa “rede”.

Quais os tipos de sistema solar

Sistema solar on-grid

O sistema on-grid é o sistema mais comum de ser instalado e o fato dele ser on-grid, significa que ele é um sistema conectado à rede, o vídeo acima, explica o funcionamento de um sistema solar on-grid. Vale ressaltar que esse sistema, pelo fato de estar conectado à rede, ele não alimenta sua casa com energia quando ocorre uma falta dela na concessionária.

Sistema solar off-grid

O sistema off-grid é um sistema de instalação não conectado à rede. Mas como funciona? Funciona da mesma forma que o sistema on-grid, a única diferença é que pelo sistema não estar conectado à rede, a energia gerada se concentra em um banco de baterias responsável por alimentar o local.
Esse sistema, por não estar conectado à rede, permite que você continue tendo energia mesmo quando ocorre uma falta dela na concessionária e que sua casa ainda seja alimentada a noite pela energia solar.

Sistema solar híbrido

O sistema solar híbrido, como o proóprio nome sugere, é um sistema que nos possibilita duas formas de operação.
Ou seja, um sistema solar fotovoltaico híbrido permite que seja instalado em conjunto o sistema on-grid e off-grid, permitindo que você tenha uma geração solar conectada à rede elétrica (on-grid), integrado ao sistema de armazenamento de energia (off-grid).

Quais as vantagens e desvantagens do sistema solar

Vantagens

Renovável, limpa e sustentável
Economia de até 95% na conta de luz
Vida útil de mais de 25 anos;
Ocupa pouco espaço e valoriza o imóvel;
Pode ser usada em áreas fora do alcance de rede elétrica.

Desvantagens

“Alto custo” de aquisição;
Não gera energia a noite;
Pouco incentivada no Brasil.

Dúvidas mais frequentes

Sim, sua energia é renovável pois é gerada a partir do calor do sol.

Sim, quem tem energia solar paga conta de luz. Ao contrário do que muitos pensam você continua recebendo sua conta de luz normalmente, a única diferença é que a energia gerada pelo seu sistema solar é contabilizada na conta de luz e ocorre uma diminuição do valor cobrado até o ponto que você passará a pagar apenas a taxa de energia da sua concessionária, mas fique tranquilo, te garanto que mesmo pagando a taxa mínima, sua conta de luz virá muito mais barata do que antes.

A energia solar pode ser instalada em qualquer lugar acessível e que tenha incidência solar.

Quer saber mais? Acesse nosso blog

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!!

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial