Energia Fotovoltaica – Como funciona e Onde é usada

A energia fotovoltaica é uma energia sustentável, sendo gerada a partir da luz solar, ela continua produzindo mesmo em dias nublados. É comum as pessoas acharem que esse tipo de sistema só é acessível apenas para poucos, porém, qualquer pessoa pode adquiri-lo, mas antes é preciso conhecer esse sistema. Como funciona e Onde é usado é o assunto que vamos abordar

1 – Como funciona

A energia fotovoltaica é a energia produzida através da luz solar, porém, isso é apenas uma das coisas que forma o que conhecemos popularmente de sistema de energia solar, esse sistema é constituído pelo painel solar, inversor e conexão com a rede.

Mas como funciona? Quando os raios solares atingem o painel solar, ocorre algo que chamamos de efeito fotovoltaico, sem entrar em detalhes técnicos, o que ocorre é uma movimentação das células que se encontram nas placas, essa agitação faz com que uma corrente contínua seja gerada. Por se tratar de uma corrente contínua ela não pode ser diretamente ligada a rede elétrica, por esse motivo essa corrente passa pelo inversor, que é responsável por transformar a corrente contínua em corrente alternada e por fim é conectada a rede podendo ser utilizada a qualquer momento.

2 – Onde é usada

A energia solar pode ser usada em qualquer local sem que se faça necessário o acesso a rede elétrica, pois esse sistema se trata de um sistema on-grid ou of-grid.

Quer saber mais? Entre em contato!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *