Sistema On-grid ou Off-grid, qual a diferença?

Para entendermos exatamente do que se trata esses tipos de sistema, primeiro é preciso entender qual a origem desses nomes.

O sistema de energia solar foi inicialmente criado com o objetivo de levar energia a locais de difícil acesso. Por esse motivo, o sistema era isolado da rede elétrica (off-grid); sendo assim, a energia gerada pelos módulos solares (popularmente conhecida como placas solares) é armazenada por um banco de baterias.

No início dos anos 90, o inversor começou a ser usado juntamente com o sistema, possibilitando trabalhar em paralelo à rede, nasce então o que chamamos de sistema conectado à rede, também conhecido como on-grid.

Antes de entrarmos mais afundo sobre o que realmente é o sistema on-grid e off-grid, é necessário saber que ambos os sistemas necessitam das módulos solares, elas são o coração do sistema fotovoltaico.

Mas o que é cada sistema, onde cada um é utilizado?

1- Sistema On-grid

  • O que é

Esse sistema é mundialmente conhecido como sistema on-grid (On-grid system), porém, o nome técnico utilizado no Brasil é Sistema Fotovoltaico conectado à rede. Esse sistema é composto pelos módulos, inversores, proteções, estrutura e infraestrutura.

  • Como funciona

Tudo começa pelas módulos solares, quando as mesmas são atingidas pelos raios solares ocorre uma agitação das células presentes em cada placa, essa agitação forma o que chamamos de corrente elétrica, sendo nessa caso, corrente contínua (CC), essa corrente passa pelo inversor que transforma e corrente contínua (CC) em corrente alternada (CA), a mesma que é fornecida pela distribuidora local.

O sistema on-grid trabalha paralelamente com a rede de distribuição de energia elétrica. Após a instalação, toda energia gerada pelo sistema de energia solar é transformada pelo inversor e injetada no quadro geral da unidade consumidora alimentando assim, toda a carga.

Todos os aparelhos que são ligados a rede elétrica vão ser alimentadas pelo sistema solar, caso o uso seja inferior a potência gerada no momento, esse “excesso” será exportado para a rede, passando pelo medidor de energia e será computado como energia elétrica injetada.

A partir do momento que esse processo entra em funcionamento, sua conta de luz chega com dois valores: Energia consumida e Energia injetada. O valor da energia injetada serve como crédito, abatendo assim, o valor da energia consumida, podendo ter uma redução de até 95% na sua conta mensal de luz. Isso porquê sempre será cobrado a taxa mínima de utilização por iluminação pública, por exemplo.

2 – Sistema Off-grid

  • O que é

Esse sistema é conhecido também como sistema fotovoltaico isolado da rede. Esse sistema é composto pelos módulos, controlador de carga, baterias, inversore, proteções, estrutura e infraestrutura.

  • Como funciona

Também conhecido como sistema fotovoltaico isolado da rede. Foi o pioneiro do segmento de energia solar, pois inicialmente era utilizado para levar energia onde não era possível que a rede de distribuição chegasse.

O sistema off-grid é composto pelos módulos solares, controlador de carga, baterias, inversor, proteções, estrutura e infraestrutura. Atualmente, o sistema off-grid é instalado em qualquer local acessível, seja no meio urbano ou no campo, sua principal função é atuar como gerador de energia em locais que a rede elétrica não chega, porém, também pode ser usada para manter equipamentos que atuam fora da rede elétrica.

Entre em contato conosco e faça parte dessa energia revolucionária!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *