ENERGIA SOLAR COMPARTILHADA

A energia solar compartilhada, é uma das modalidades da Geração Distribuída criada pela Resolução Normativa 687/2015 pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e responsável pelo compartilhamento de energia entre micro e ou minigeração de energia entre pessoas físicas ou jurídicas que estejam localizadas em uma área que seja atendida pela mesma rede distribuidora de energia.

A pessoa, seja jurídica ou física, que deseja participar de uma energia solar compartilhada pode se reunir em consórcio ou cooperativa para dividirem a eletricidade e os custos de um único sistema fotovoltaico. É possível participar desse sistema a partir de três modalidades. São elas: Empreendimento com múltiplas unidades consumidoras; Alto consumo remoto e Geração compartilhada.

  • EMPREENDIMENTO COM MÚLTIPLAS UNIDADES CONSUMIDORAS

Imagine que você é morador em um determinado condomínio e todos os moradores desejam instalar um sistema solar. O sistema pode ser instalado na cobertura do prédio e a energia produzida pode suprir a demanda das áreas comuns do condomínio ou o consumo de cada morador. Em um termo mais técnico, o Sistema Fotovoltaico é instalado de forma compartilhada, mas o consumo de energia se dá de forma independente e cada uso individual aponta uma unidade consumidora.

  • AUTO CONSUMO REMOTO

Essa modalidade é permitida a pessoas jurídicas ou físicas, e consiste em utilizar o excedente de um sistema fotovoltaico em uma outra propriedade que resida em uma área que seja atendida pela mesma rede distribuidora de energia. Digamos que um proprietário tenha instalado o sistema solar em sua casa e deseja usar o excedente em sua outra casa, essa modalidade permite que a pessoa faça isso.

  • GERAÇÃO COMPARTILHADA

Essa modalidade é caracterizada pela união de consumidores via consórcio ou cooperativa. Essas pessoas podem ser físicas ou jurídicas, ao instalar esse sistema, os consumidores passam a partilhar os custos e os benefícios do sistema que será instalado em um local diferente das unidades consumidoras.

Quer saber mais sobre energia solar? Consulte um dos nossos técnicos!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *