fbpx

ENERGIA SOLAR COMPARTILHADA

A energia solar compartilhada, é uma das modalidades da Geração Distribuída criada pela Resolução Normativa 687/2015 pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e responsável pelo compartilhamento de energia entre micro e ou minigeração de energia entre pessoas físicas ou jurídicas que estejam localizadas em uma área que seja atendida pela mesma rede distribuidora de energia.

A pessoa, seja jurídica ou física, que deseja participar de uma energia solar compartilhada pode se reunir em consórcio ou cooperativa para dividirem a eletricidade e os custos de um único sistema fotovoltaico. É possível participar desse sistema a partir de três modalidades. São elas: Empreendimento com múltiplas unidades consumidoras; Alto consumo remoto e Geração compartilhada.

  • EMPREENDIMENTO COM MÚLTIPLAS UNIDADES CONSUMIDORAS

Imagine que você é morador em um determinado condomínio e todos os moradores desejam instalar um sistema solar. O sistema pode ser instalado na cobertura do prédio e a energia produzida pode suprir a demanda das áreas comuns do condomínio ou o consumo de cada morador. Em um termo mais técnico, o Sistema Fotovoltaico é instalado de forma compartilhada, mas o consumo de energia se dá de forma independente e cada uso individual aponta uma unidade consumidora.

  • AUTO CONSUMO REMOTO

Essa modalidade é permitida a pessoas jurídicas ou físicas, e consiste em utilizar o excedente de um sistema fotovoltaico em uma outra propriedade que resida em uma área que seja atendida pela mesma rede distribuidora de energia. Digamos que um proprietário tenha instalado o sistema solar em sua casa e deseja usar o excedente em sua outra casa, essa modalidade permite que a pessoa faça isso.

  • GERAÇÃO COMPARTILHADA

Essa modalidade é caracterizada pela união de consumidores via consórcio ou cooperativa. Essas pessoas podem ser físicas ou jurídicas, ao instalar esse sistema, os consumidores passam a partilhar os custos e os benefícios do sistema que será instalado em um local diferente das unidades consumidoras.

Quer saber mais sobre energia solar? Consulte um dos nossos técnicos!!!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!!

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial