fbpx

Energia solar ou energia elétrica? Saiba como funciona e quais as suas diferenças

Existem diversos tipos de geradores de energia, nesse blog falaremos sobre os principais tipos e quais suas vantagens e desvantagens. Mas antes de vermos os tipos de gerador de energia, você sabe o que eles são?

Geradores de energia são máquinas que têm como função transformar uma corrente de energia em energia boa para consumo. Uma geradora de energia pode ser do tipo mecânica, química, solar, eólica, entre outras. A forma como a energia é produzida depende muito do tipo de fonte utilizada, no gerador de energia do tipo mecânica, é realizado um processo de combustão por exemplo, que quando queimado, gera uma energia que dá início ao processo de geração de energia elétrica.

Quais os tipos de geradores de energia?

Existem quatro tipos principais de geradores de energia. São eles:

Gerador térmico

O gerador de energia térmico converte a energia em uma energia boa para consumo através do calor de modo direto.

Gerador químico

O gerador de energia químico transforma a energia gerada por reações químicas em energia elétrica. Exemplo: pilhas.

Gerador solar

Se trata de um gerador que funciona como semicondutor recebendo a incidência solar e a transforma em energia elétrica como é o caso da energia fotovoltaica.

Gerador mecânico

O gerador de energia mecânico, pode atuar gerando energia a combustão, sendo necessário combustíveis orgânicos ou fósseis, ou por forças externas por meio de água ou vento, como a eólica por exemplo.

Vantagens e desvantagens de algumas geradoras de energia

Existem diversos tipos de geração de energia, por esse motivo, separamos as principais geradoras para você.

Energia hidrelétrica

Vantagens: utiliza uma fonte limpa e renovável; não emite dióxido de carbono; gera um custo relativamente baixo para o consumidor final; controla rios propensos a enchentes.

Desvantagens: desmatamento para instalações das usinas hidrelétricas; prejudicial a vida marinha por alterar o curso e nível dos rios; aumento do preço para o consumidor final em períodos de seca; instabilidade no ecossistema, podendo destruir a fauna e a flora.

Energia a gás

Vantagens: fonte de energia segura; alto potencial energético; redução de custos; estabilidade para a matriz energética.

Desvantagens: fonte de emissão de gases poluentes; infraestrutura cara; difícil acesso para a extração do gás; fonte de energia não renovável.

Energia eólica

Vantagens: fonte de energia segura; alto potencial energético; redução de custos; estabilidade para a matriz energética.

Desvantagens: fonte de emissão de gases poluentes; infraestrutura cara; difícil acesso para a extração do gás; fonte de energia não renovável.

Energia de biomassa

Vantagens: energia renovável; pouco poluente e não emite dióxido de carbono; possui uma menor corrosão dos equipamentos.

Desvantagens: desmatamento; contribui para as chuvas ácidas; dificuldade no transporte e no armazenamento.

Gerador de energia a diesel

Vantagens: baixo custo de aquisição; variedade de tamanhos do equipamento; tempo de partida de 10 a 20 segundos.

Desvantagens: alta necessidade de manutenção; movido a combustão; emite gases poluentes.

Energia solar

Vantagens: energia renovável; fonte de energia gratuita; economia de até 95% na conta de luz; valorização do imóvel.

Desvantagens: “alto custo” de aquisição; não gera energia à noite; falta de incentivos no Brasil.

A maioria dos brasileiros e também de outros países ainda focam na energia convencional, muitas vezes por não saberem que existem outras fontes de energia. Claro que muitas geradoras são inacessíveis para pessoas físicas, porém, a energia solar e o gerador de energia a diesel possuem uma extrema facilidade de acesso.

Eai, quer instalar um novo sistema de energia em sua residência ou comércio mas não sabe por onde começar? A ADAPS Geradores trabalha com energia solar e o gerador de energia a diesel. Entre em contato com a gente e saiba mais sobre a energia que pode mudar sua vida.

Quer saber quanto custa para instalar energia solar?

Faça a simulação e saiba em instantes quanto você pagará pelo seu sistema e quanto você economizará com ele!!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!!

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial