GERADORES DE ENERGIA

Geradores de Energia

A função básica de um gerador é transformar energia (mecânica, por exemplo) em energia elétrica. A utilização do grupo gerador é indicada para ambientes que não podem ficar sem energia elétrica nem por pouco tempo, tais como hospitais, frigoríficos, laboratórios de pesquisa, supermercados, centros de convenção, indústrias, entre outros.

 

Ele possui alguns modos de funcionamento, dependendo da necessidade. Esses modos se resumem basicamente ao tipo de aplicação que ele será utilizado, podendo ser em standby, onde o grupo fica constantemente em automático, atuando somente quando há falta de energia da rede elétrica. 

No regime prime, utiliza-se o gerador como fonte normal e confiável de energia, onde a carga, variável ou não, é dimensionada para uso programado com finalidade de confiabilidade (quando não se pode correr o risco de quedas durante o período específico) ou economia (utilização em horário de ponta devido as taxas mais altas, por exemplo).

No regime contínuo, o gerador é a única fonte de energia elétrica. Geralmente em eventos, locais remotos e obras, o gerador atua com sua carga nominal e/ou variável para esse regime (seguindo manual do fabricante) com número de horas ilimitado, respeitando as horas de manutenção determinadas pelo fabricante.