fbpx

Saiba tudo sobre manutenção preventiva em gerador de energia a diesel

homem trocando o filtro de óleo e fazendo uma amnutenção preventiva em um gerador de energia a diesel

Geradores de energia a diesel são muito utilizados em locais que necessitam de energia constante, e por ficarem um longo período em atividade é normal que após um tempo, o gerador de energia comece a apresentar alguns sinais de desgaste.

Caso o gerador não possua um acompanhamento, é evidente que esses desgastes acarretem em falhas, podendo levar a grandes prejuízos ou riscos, como perda de produto ou até a morte de um paciente, no caso de hospitais.

Muita coisa pode ser evitada se o seu gerador passar por um acompanhamento contínuo, e para que esse acompanhamento seja feito da forma correta, existe um plano específico de manutenção para geradores.

Continue aqui e até o final, você entenderá tudo sobre manutenção preventiva em gerador de energia a diesel. 

Boa leitura!!

Como funciona uma manutenção preventiva em gerador de energia a diesel?

Como já dito, o gerador de energia a diesel normalmente é destinado a locais que fazem seu uso de maneira contínua ou ininterrupta, e todo equipamento energético que possui uma alta demanda deve-se estabelecer uma rotina de análise estrutural e de seu funcionamento.

No caso de geradores a diesel, a atenção deve ser redobrada pois seu sistema possui uma operação complexa.

Existem algumas fases de manutenção que falaremos adiante, porém, algumas coisas devem ser sempre analisadas. São elas:

  • Qualidade da geração de energia;
  • Verificação geral da mecânica (Conservação dos mecanismos, vazamentos, reaperto, sinais de sujeira ou de resíduos que possam atrapalhar o bom funcionamento do equipamento);
  • Tempo de resposta do fornecimento de energia;
  • Tanque de combustível (Quantidade e se possuí algum resíduo dentro do tanque)
  • Sistema de arrefecimento;
  • Sistema elétrico;
  • Painel de comando;
  • Atual estado de uso e conservação do gerador.

Fases de uma manutenção preventiva

A manutenção realizada de maneira correta não apenas contribui para o seu bom funcionamento como aumenta a vida útil do equipamento e potencializa a qualidade da energia fornecida, e uma manutenção preventiva realizada com qualidade reduz as chances de reparos ou manutenções corretivas.

Para que o gerador de energia possa entregar a energia da melhor maneira possível, é aconselhado que seja realizado um cronograma de manutenção preventiva em seu gerador.

Esse plano, é dividido em 05 etapas. São elas:

Manutenção preventiva diária

Por se tratar de uma manutenção diária, sua análise é bem simples e pode ser feita pela pessoa responsável. Nessa fase, é feita a análise dos níveis de combustível e de óleo, checa-se os filtros e se eles se encontram em um bom estado ou se não há nenhum tipo de vazamento.

É aconselhado fazer uma inspeção geral no gerador para ver se todo equipamento se encontra em um bom estado de funcionamento.

Uma boa prática para uma análise mais completa é funcionar o gerador para ver se de fato tudo está funcionando corretamente.

Manutenção preventiva semanal

Aconselha-se fazer a limpeza do filtro de ar, essa limpeza é muito importante pois é esse filtro o responsável por evitar que qualquer sujeira ou detritos cheguem ao motor do gerador de energia.

Nessa fase também é bom fazer a leitura da tensão flutuante sobre o carregador da bateria para ajustar seu nível de tensão.

Manutenção preventiva mensal

Muito importante fazer a inspeção, limpeza e ajustes em todos os sistemas que fazem parte do grupo gerador, tais como apertos, troca de filtros (Caso seja necessário), avaliação do tanque, verificar se possuí algum ruído, analisar a vida útil das correias e realizar a limpeza geral de todo o grupo motor gerador.

É importante acompanhar o funcionamento do gerador pois para o bom funcionamento do gerador de energia, é necessário fazer todos os serviços contemplados na manutenção preventiva mensal a cada 250 horas ou seis meses de funcionamento.

Manutenção preventiva anual

Se todas as outras fases forem seguidas corretamente, na manutenção anual o grupo motor gerador deve passar por uma limpeza completa em toda sua estrutura e como boa prática pode ser realizada a lavagem de partes que não danificam quando em contato com a água.

Na manutenção preventiva anual também é realizada a troca de óleo e filtros, normalmente se considera um ano a partir da data em que foi feito o start-up do gerador. 

Por mais que todas as manutenções preventivas devam ser realizadas com segurança e entendimento, nem todas as fases das manutenções possuem um alto nível de dificuldade.

As manutenções diárias e semanais podem ser realizadas facilmente por alguém apto e responsável pelo acompanhamento de tudo que acontece com o seu gerador de energia. Já as outras manutenções precisam ser realizadas por um profissional da área.

A ADAPS Geradores trabalha no segmento de gerador de energia, seja para empresas ou residências a mais de 10 anos e contamos com profissionais bem treinados e prontos para cuidar do seu geraador.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!!

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial