Manutenção preventiva em gerador de energia a diesel

Muitos geradores de energia são feitos para serem utilizados em um grande período, por esse motivo, é normal que ele comece a apresentar alguns ruídos ou falha em seu sistema, podendo acarretar sérios problemas. Para que isso não ocorra, é importante que seja realizada a manutenção preventiva periodicamente.

Na hora de fazer uma manutenção preventiva, muitas coisas devem ser levadas em consideração como o que deve ser visto e qual a periodicidade das manutenções.

O gerador a diesel normalmente é instalado em locais que necessitam de energia de maneira interrupta, como hospitais, mercados, grandes empresas e usinas. Por esse motivo, é muito importante que ele esteja sempre conservado para o seu bom funcionamento. Para que isso ocorra, é importante saber o que deve ser visto na hora da manutenção do seu gerador

  • Verificação mecânica geral (observar a conservação das partes mecânicas, vazamentos, reapertos, …)
  • Tempo de resposta no fornecimento de energia;
  • Sistema de arrefecimento;
  • Painel de comando;
  • Sistema elétrico;
  • Atual estado de uso e conservação do gerador e motor;

 É importante que tudo seja visto com cautela evitando gastos desnecessários.

Para o bom funcionamento do seu gerador, é importante fazer um plano de manutenções, esse plano pode ser dividido em cinco etapas.

São elas:

  • Manutenções diárias: nessa manutenção é importante realizar a vistoria dos níveis de combustível e de óleo, checa se os filtros se encontram em um bom estado ou se não há algum tipo de vazamento, fazer uma inspeção geral no gerador para ver se todo o equipamento se encontra em um bom estado de funcionamento.
  • Manutenção semanal: importante fazer a limpeza do filtro de ar (Esse passo é muito importante, pois esse filtro evita que qualquer sujeira ou detritos cheguem em seu motor e cause algum tipo de dano),

Drenagem do tanque e filtro do combustível a fim de eliminar a água no combustível;

  • Manutenção mensal ou semestral: inspeção, limpeza e ajustes em todo os sistema que contempla a estrutura de seu grupo, tais como apertos, troca dos filtro, avaliação do tanque, verificar se o gerador se encontra com algum ruído, verificar a vida útil das correias e realizar a limpeza do grupo motor gerador.

Os serviços contemplados na manutenção mensal também deverão ser executados na manutenção a cada 250 horas de funcionamento ou a cada 6 meses.

  • Manutenção anual: na manutenção anual é importante que o grupo passe por uma limpeza completa em toda sua estrutura, bem como a soma de todas as manutenções citadas acima.

Muitas inspeções que são realizadas no grupo possuem um certo nível de dificuldade, por esse motivo, recomenda-se que as manutenções sejam feitas por pessoas que trabalham na área. A ADAPS possui uma equipe altamente treinada e pronta para qualquer situação para que você não precise se preocupar com as manutenções em seu gerador.

Entre em contato conosco!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *