Tipos de painel solar fotovoltaico

  1. O que é uma placa solar?

A placa solar é o início de todo o processo de condução da energia, é nela que são encontradas as células fotovoltaicas, responsáveis por converter a luz do sol em energia. O que leva as células a gerarem energia nada mais é do que a sua movimentação dentro das placas, e através dessa movimentação é criada uma corrente elétrica.Tipos de painéis fotovoltaicos

2. Tipos de painéis fotovoltaicos

Painel solar de silício monocristalino (mono-Si)

Os painéis monocristalinos possuem a maior eficiência, sua cor uniforme indica alta pureza. Esse tipo de painel é feito de um único cristal ultra puro, esse é fatiado, fazendo assim lâminas individuais que após passar por um processo de tratamento, é transformada em células fotovoltaicas.

Características:

– Eficiência média: 15-22%;

– Forma: Arredondada;

– Tamanho padrão das células fotovoltaicas: 10x10cm; 12,5×12,5cm; 15×15;

– Peso: 18-22 Kg;

– Cor: azul escuro ou quase preto (com antirreflexo), cinza ou azul acinzentado (sem antirreflexo).

Atualmente, os painéis mono-Si possuem uma eficiência maior do que os outros tipos de placas, ficando atualmente entre 15-22%. Uma de suas grandes vantagens está no seu tamanho, por possuir uma eficiência melhor eles necessitam de menos espaço comparado aos outros tipos de placas, a vida útil dos painéis monocristalinos são maiores que 30 anos e normalmente possuem garantia de 25 anos e em ambientes com pouca incidência solar eles funcionam melhor do que os painéis monocristalinos. Por possuir características melhores que os outros tipos de placas, um sistema com painéis monocristalinos acabam ficando mais caros do que sistemas com painéis que apresentam características inferiores a esse tipo de painel.

Painel solar de silício policristalino (p-Si)

O painel policristalino é fabricado quase da mesma forma dos painéis monocristalinos, a sua diferença está na tecnologia e no método utilizado no momento da fundição dos cristais. Os cristais do painel policristalino são fundidos em forma de blocos preservando a formação de múltiplos cristais, daí o nome policristalinos.

Os painéis policristalinos têm praticamente as mesmas características dos painéis monocristalinos, exceto que os painéis p-Si são relativamente menos eficientes.

Características:

– Eficiência média: 14-20%;

– Forma: quadrada;

– Tamanho padrão das células fotovoltaicas: 10x10cm; 12,5×12,5cm; 15×15;

– Peso: 18-20 Kg;

– Azul escuro ou quase preto (com antirreflexo), cinza ou azul acinzentado (sem antirreflexo).

Os painéis policristalinos tendem a ser mais baratos que os panéis monocristalinos, pois sua eficiência é menor do que os painéis mono-Si por possuir uma menos pureza do polisilício. Sua vida útil é que 30 anos e normalmente possuem garantia de 25 anos. Por possuir menos eficiência os painéis policristalinos geram menos Watts hora por m², sendo assim, é necessária uma área maior de instalação do que os painéis monocristalinos que possuem maior eficiência.

Painel solar de seleneto de cobre, índio e gálio (CIS /CIGS)

Os painéis solares CIGS possuem uma maior eficiência da categoria dos filmes-finos, podendo operar na faixa de 10-12% e no Brasil a produções que ultrapassam 13%. Esse tipo de painel contém menos cádmio (Material tóxico).

Muitos tipos de células solares de película fina estão ainda em fase de pesquisa e desenvolvimento.

Painel solar de células orgânicas (OPV)

Esse tipo de painel possui células solares de polímero (Macromoléculas) que usa a eletrônica orgânica para a absorção da luz e transporte de carga para a produção de eletricidade a partir da luz solar pelo efeito fotovoltaico. Esse tipo de painel criado como uma forma de tecnologia fotovoltaica flexível, de baixo custo, feita a partir de processos de impressão, máquinas simples e materiais abundantes. As placas orgânicas são uma tecnologia já existente, porém em desenvolvimento, sendo assim, sua eficiência possui um alto índice de variação.

  • Painel solar híbrido (HJT)

Esses painéis possuem características semelhantes aos painéis monocristalinos, porém, os painéis híbridos possuem uma modificação no seu potencial por obterem uma camada de Silício Amorfo (a-Si), dentre outras diferenças. Por esses motivos o painel HJT possui uma eficiência de 21-24%, produzindo mais energia por metro². Infelizmente, essa ainda é uma tecnologia em desenvolvimento e não se encontra disponível no mercado.

Características:

– Eficiência média: 21-24%;

– Forma: arredondada;

– Tamanho padrão das células fotovoltaicas: 156mm x 156mm;

– Peso: aproximadamente 22 Kg;

– Cor: quase preto (com antirreflexo).

Quer saber mais? Entre em contato conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *